Corrosão

Aços inoxidáveis têm alta resistência à corrosão , no entanto, mesmo estes poderão sofrer corrosão, em condições adversas.

Corrosão a alta temperatura

É um tipo de ataque decorrente da interação entre um material metálico e um meio corrosivo a temperaturas elevadas, havendo a ocorrência de reações químicas ou eletroquímicas entre o meio corrosivo e os elementos de liga do material metálico. Ela ocorre, por exemplo, ar, gases de combustão, cinzas corrosivas, metais fundidos, sais fundidos e vários outros meios. Quando os materiais metálicos são aquecidos ao ar, há a formação de uma película de óxido sobre a superfície. Até a temperatura de escamação, a acamada de óxido é densa ,aderente e protege a liga metálica contra o prosseguimento do ataque. A temperatura de escamação é definida como aquela em que a taxa de corrosão é da ordem de 1mm/ano. Quando esta temperatura é ultrapassada, a camada de óxido rompe-se e destaca-se da superfície do material, perdendo assim a sua capacidade de proteção. Normalmente considera-se que a temperatura máxima de trabalho de um material deve ser cerca de 25ºC inferior à sua temperatura de escamação A taxa de oxidação de um aço pode ser reduzida elevando-se o seu teor de cromo. Silício, alumínio e níquel também são benéficos. A Temperatura máxima de trabalho é substancialmente reduzida pela presença de impurezas na atmosfera de gases de combustão, particularmente gases sulfurosos.

A seleção de materiais metálicos resistentes ao calor é determinado pelos seguintes fatores: resistência à corrosão, estabilidade estrutural e resistência mecânica. A escolha correta do material exige conhecimento das propriedades das ligas refratárias e das condições de trabalho, tais como temperatura e suas flutuações, composição do meio corrosivo, carga a ser suportada e deformação tolerada. Informações mais detalhadas sobre resistência à corrosão de uma liga em uma condição de trabalho específica podem ser obtidas mediante consulta.

Corrosão em Temperaturas Elevadas

Temperaturas de Oxidação
em serviços contínuos 1100°C aproximadamente
em serviços intermitentes 1000°C aproximadamente